domingo, 12 de maio de 2013

CHAPÉUS


Atualmente, os chapéus são acessórios que, além da função de proteção do sol, em especial, na primavera no verão, e do frio, ou chuva, no outono e no inverno, são usados por questões de estilo.
Caracterizam a personalidade de quem os usa, através das diferentes formas, de como e quando é usado, que é reforçada pelos materiais e cores eleitas.
  

São usados por "cabeças coroadas" e, todos os anos, Ascoth é palco dos mais exéntricos e bizarros modelos de chapéus, com ou sem abas, enormes ou minúsculos,...





Propostas de chapéus são uma das grandes apostas das marcas, representadas por estilistas e designers internacionais e desfilam, nos mais diferentes modelos, nas propostas de moda, quer das coleções de primavera/verão, quer de outono/inverno.     
                 
Curiosidades:
- Em Inglaterra, ao contrário da França , os chapéus não eram privilégio só da corte e dos ricos. 

 

- "Louco como um chapeleiro" é uma expressão, que teve a sua origem no facto dos chapeleiros contraírem doenças constantemente, pois utilizavam um tipo de químico da época que os contaminava com metais pesados, que lhes causava danos no sistema nervoso central.

 


- No fim da Idade Média os cabelos eram penteados para trás e escondidos, pelo chapéu, e se aparecessem cabelos na testa , os mesmos eram rapados para que não tirassem a atenção do chapéu.


- Os chapéus alcançaram o auge do excesso de adornos com uso de aves empalhadas como seu ornamentos. 
- Na era eduardiana , em Inglaterra, foi criado um instituto de proteção às aves já com a preocupação ecológica, o Royal Society for the Protection of Birds.


- Chapelada é o antigo hábito de saudar alguém tirando o chapéu.

















Divirtem-se e fiquem bem!

2 comentários:

  1. Muito obrigada pela foto D.Isabel!!! Continue com o bom trabalho que tem feito! Recomendo :*

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada linda. A tua fotografia estava tão boa que não resisti a inclui-la no artigo. Vai visitando e dizendo que temas gostariam de ver tratados. Bjs

    ResponderEliminar