quarta-feira, 15 de maio de 2013

SOU DO BENFICA, HOJE


E começou o jogo que ficará para a história do futebol português: o jogo da final da Liga Europa, disputada entre o Benfica e o Chelsea. É a nona final europeia do Benfica, sendo que é a 16 ª, de um clube português.

Jesus, o treinador do Benfica, está agora no banco e as bancadas estão a abarrotar de adeptos de ambas as equipas.

O Sport Lisboa e Benfica é um clube desportivo sediado em Lisboa. O seu ecletismo, historia e forte base de adeptos fazem do Benfica um dos maiores clubes de Portugal, e um dos mais prestigiados a nível mundial. As estimativas em relação ao número de adeptos apontam para cerca de 14 milhões espalhados por todo o mundo. Segundo o Guinness, o Benfica é atualmente o clube do mundo com mais sócios ativos, cerca de 160 000 em 2006, atingindo em 2011 os 235 000 sócios. Foi considerado pela IFFHS como o nono melhor clube europeu do século XX e foi eleito pela FIFA o 12.º maior clube de futebol do século XX, sendo o primeiro entre os clubes portugueses. Segundo a BBDO, a marca Benfica ocupava, em 2007, a 17.ª posição das marcas de futebol mais valiosas da Europa.

A principal modalidade do clube é o futebol, mas distingue-se também noutras, como o andebol, o basquetebol, o futsal, o hóquei em patins, o voleibol, entre outras. 
Nos seus equipamentos utiliza como cores principais o vermelho e o branco e como símbolo uma águia.

A águia Vitória, mascote do clube.
No futebol, conquistou o seu último título de campeão nacional na época de 2009/10, no dia 9 de Maio de 2010, no Estádio da Luz, frente ao Rio Ave (2–1), com golos de Cardozo que assim foi o melhor marcador daquela época. Este foi o 32.º campeonato do clube, o que faz com que este seja o melhor registo em Portugal.

Uma das primeiras equipas de futebol do Benfica.

Sem comentários:

Enviar um comentário