quinta-feira, 9 de maio de 2013

COCA-COLA



Em maio de 1886, mais precisamente no dia 8, foi vendido pela primeira vez, um líquido a que se nomeou coca-cola. A marca coca-cola foi criada por Frank Robinson, que também desenhou à mão o logótipo.

Jonh Pemberton, o farmacêutico inventor da fórmula da coca-cola. 
Robinson era contador e amigo de John Pemberton, que inventou a fórmula do refrigerante em 1886, nos Estados Unidos.
Pemberton era farmacêutico e a sua intenção não era exatamente criar um refrigerante, mas sim uma espécie de tónico para combater a dor de cabeça.


Cinco anos depois, Pemberton vendeu os direitos de comercialização da Coca-Cola. Quem os comprou foi um empresário chamado Asa Griggs Candler.
Há quem opine que Pemberton se deve ter arrependido de ter vendido a fórmula. No entanto, alguns entendidos em publicidade, consideram que o sucesso da bebida, mundialmente consumida, não advém do sabor da bebida em si, mas sim do marketing, à volta da mesma.
Candler é considerado o grande génio por trás da Coca-Cola. Foram as suas táticas agressivas de publicidade que popularizaram a marca.



Mesmo assim, ele não era infalível. Até 1894 a Coca-Cola era vendida somente em copos abertos de 237 mililitros, diretamente em pontos comerciais.




Foi ainda naquele ano de 1894, que um comerciante, de nome Joseph Biedenharn, propôs a Candler vender a bebida em garrafas. Candler achou que não faria sucesso e, cinco anos depois, vendeu os direitos de engarrafamento por, imagine-se, apenas um dólar.






A coca-cola é uma das marcas que mais aposta em campanhas publicitárias.
Após a morte de Candler, os seus filhos venderam as fábricas a um grupo de empresários liderados por Ernest Woodruff.
Cinco anos mais tarde o filho de Woodruff, Robert, assume a presidência da empresa. Também um entendido em marketing, assim como Candler, ele foi o responsável por popularizar a Coca-Cola por mundo todo.

A garrafa da coca-cola tem evoluído ao longo dos anos.




As garrafas de coca-cola têm sido "vestidas" com diferentes visuais, por diversos estilistas.




As latas também se apresentam com diferentes visuais, conforme o tipo de coca-cola que contêm, ou  o estilista que idealiza a sua "roupagem", ou público alvo, ou ao destino da campanha. 

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