domingo, 19 de maio de 2013

PARABÉNS, FUTEBOL CLUBE DO PORTO

 Porto: tricampeão!


O Porto acaba de se sagrar Campeão Nacional 2012/2013, num jogo disputado com o Passos Ferreira, que levou de vencida por 2 a 0.


Mais uma taça para juntar à já vasta galeria de troféus ganhos pelo clube. 



Um dos golos foi apontado,  de grande penalidade, aos 23 minutos, pelo argentino Lucho Gonzalez, (que foi sempre campeão, nas 6 épocas em que representou o clube). 

Lucho Gonzalez

O segundo tento foi marcado pelo colombiano Jackson Martinez, (o melhor marcador do campeonato, com 26 golos), aos 52 minutos. Garantindo, sem margem para dúvidas o 27.º título ao clube.


Jackson Martinez

O Futebol Clube do Porto é um clube desportivo sediado na cidade do Porto, a invicta, em Portugal. No futebol compete desde sempre na Primeira Liga.
O Futebol Clube do Porto foi fundado em 1893 por António Nicolau d'Almeida, o clube entrou num período inativo até 1906, data em que é refundado por José Monteiro da Costa.
No futebol venceu 26 campeonatos, 4 Campeonatos de Portugal, 16 Taças de Portugal, e um recorde nacional de 19 Supertaças Cândido de Oliveira. Internacionalmente, venceu 7 títulos internacionais, nomeadamente 2 Ligas dos Campeões, 2 Ligas Europa, 1 Supertaça Europeia e 2 Taças Intercontinentais. Para além destes troféus, o clube conquistou diversos outros títulos internos e externos nas várias modalidades do clube.
O clube é conhecido sobretudo pela equipa de futebol, tendo também várias outras modalidades tais como o hóquei em patins, o andebol, (onde também saíram vencedores, este fim de semana), o bilhar, entre outros.
O Futebol Clube do Porto faz parte do trio dos "Três Grandes", do futebol português, juntamente com o Sport Lisboa e Benfica e com o Sporting Clube de Portugal.





Foi numa Assembleia Geral em 1933 que surgiu a proposta de construção de um novo estádio, já que o Campo da Constituição  começava a revelar-se pequeno para o FC Porto.  A proposta foi aprovada por unanimidade. Todavia, só em 1937 começaram a ser tomadas medidas no sentido de concretizar o objetivo, com a criação de um empréstimo obrigacionista. Dez anos depois foi comprada uma área de 48.000 metros quadrados na zona das Antas, na parte leste da cidade do Porto. A área total veio a ascender aos 63.220 metros quadrados. A capacidade original do estádio era de 44.000 espectadores. A primeira pedra foi lançada em ato simbólico em Dezembro de 1949.
 Campo da Constituição
Mediante o pagamento de um aluguer anual de 350$00, o Campo da Constituição sucedeu, em 1913, ao Campo da Rainha, que tinha sido palco da primeira vitória azul e branca, frente a um adversário estrangeiro, o Real Fortuna de Vigo, batido por 4-1, em 1911.
As casas do Porto foram várias: o Campo da Rainha, que fez história, pois o então líder azul e branco, José Monteiro da Costa, aproveitando o auxílio do pai, Jerónimo, deu forma a uma iniciativa pioneira no país, arrelvando um retângulo com as medidas oficiais de jogo, dotando-o de fileiras de bancos de tijolo, nas laterais, que podiam acomodar cerca de seiscentos espectadores; o Campo da Constituição; o Campo do Ameal; o Estádio de Lima; o Estádio das Antas, e, finalmente, o Estádio do Dragão.
A inauguração do Estádio do Dragão, da autoria do arquiteto Manuel Salgado, aconteceu a 16 de Novembro de 2003, mas, devido a um problema com a relva do novo estádio, este não pôde começar a ser utilizado para jogos oficiais logo após a inauguração, pelo que o Estádio das Antas foi ainda palco de oito jogos oficiais, o último deles contra o Estrela da Amadora, a 24 de Janeiro de 2004. A demolição começaria cerca de um mês e meio depois. No Estádio das Antas, o Futebol Clube do Porto jogou 1002 jogos, tendo vencido 803, empatado 119 e perdido 80.






O Estádio do Dragão acolheu o jogo de abertura do Euro 2004, disputado entre as seleções de Portugal e da Grécia.





O clube veste as cores azul e branca.




O treinador atual é Vitor Pereira, que soma o segundo campeonato ganho e  está prestes a terminar o contrato com o clube.



O atual presidente é o carismático Jorge Nuno Pinto da Costa,  que está há frente do clube há de 31 anos, desde 17 de abril de 1982, altura em que foi eleito presidente do Futebol Clube do Porto.

Para recordar:
1977 - FC Porto 4 x 0 Manchester United, na 1ª mão da 2ª eliminatória da Taça das Taças 1977/78;

1978 - FC Porto 4 x 0 SC Braga, vitória na última jornada do campeonato 1977/78, que permitiu ao FC Porto sagrar-se novamente campeão nacional após um jejum de 19 anos;

1987 - receção, de madrugada, aos vencedores da Taça dos Clubes Campeões Europeus quando chegavam diretamente de Viena;

1988 - FC Porto 1 x 0 AFC Ajax, na 2ª mão da Supertaça Europeia 1987, vencida pelo FC Porto;

1997 - FC Porto 3 x 0 Gil Vicente, a festa do primeiro Tricampeonato na história do clube;

1999 - FC Porto 2 x 0 Estrela da Amadora, a festa do Penta, feito inédito no futebol português;

2003 - FC Porto 4 x 1 SS Lazio, 1ª mão das meias-finais da Taça UEFA 2002/03, que o FC Porto viria a ganhar.
A mascote do clube é um dragão.

Sem comentários:

Enviar um comentário