domingo, 5 de maio de 2013

DIA DA MÃE



Em Portugal, no primeiro domingo de maio é celebrado o Dia da Mãe, data que outrora recaía no dia 8 de dezembro, dia da imaculada Conceição.





As primeiras sugestões em prol da criação de uma data para homenagear as mães foram dadas pela ativista Anna Maria Reeves Jarvis que organizou, em 1865, os Mother's Friendship Days, (dias da amizade para as mães), para melhorar as condições dos feridos na Guerra da Secessão que assolou os Estados Unidos naquela altura. Mais cedo, em 1858, Jarvis havia fundado os Mothers Days Works Clubs, com o objetivo de diminuir a mortalidade de crianças em famílias de trabalhadores.
Em 1870, a escritora Julia Ward Howe, autora de O Hino de Batalha da República, publicou o manifesto Mother's Day Proclamation, onde pedia a paz e o desarmamento, depois da Guerra da Secessão.
Mas, quem ficou reconhecida como tendo sido a precursora do Dia da Mãe, da forma como o conhecemos na atualidade, foi a metodista Anna Jarvis, filha de Ann Maria Reeves Jarvis, que em 12 de maio de 1907, dois anos após a morte de sua mãe, criou um memorial à sua mãe e iniciou uma campanha para que o Dia da Mãe fosse um feriado reconhecido. A sua intenção teve sucesso obteve sucesso, nos Estados Unidos, em 8 de maio de 1914, quando a resolução Joint Resolution Designating the Second Sunday in May as Mother's Day foi aprovada, pelo Congresso dos Estados Unidos. O segundo domingo do mês de maio ficou então instituído como Dia da Mãe. No âmbito desta resolução o Presidente dos Estados Unidos, Thomas Woodrow Wilson, proclamou, no dia seguinte, que no Dia das Mãe os edifícios públicos deveriam ser decorados com bandeiras. O Dia da Mãe foi celebrado pela primeira vez em 9 de maio de 1914.
Com a crescente difusão e comercialização do Dia das Mãe, Anna Jarvis afastou-se do movimento, lamentando até a criação do dia tendo inclusivamente opinado a favor da  abolição do feriado.

Sem comentários:

Enviar um comentário