domingo, 5 de maio de 2013

TESOURO DO SANTO CRISTO DOS MILAGRES


É no Santuário da Esperança, em Ponta Delgada, onde está guardada a veneranda imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que se esconde, durante todo o ano, o tal tesouro de valor incalculável, em ouro e pedras preciosas.

O tesouro do Senhor Santo Cristo dos Milagres é um conjunto de joias ímpares em Portugal, de importância religiosa e cultural, para a cidade de Ponta Delgada, em particular, e para os Açores, em geral, que o torna um dos mais preciosos da Península Ibérica.



O património não está devidamente avaliado, porque todos os anos é enriquecido com ouro e pedras preciosas, oferecidos por sucessivas gerações de devotos, sobretudo emigrantes. É um espólio de milhões de euros, resguardado de olhares indiscretos, que só pode ser visitado mediante visita guiada.
O corpo principal do tesouro do Senhor Santo Cristo, que remonta ao século XVIII, é formado pelo resplendor, pela coroa de espinhos, pelo relicário, pelo ceptro e pelas cordas.

O resplendor é considerado a peça mais rica, uma espécie de ex-libris, já fotografado e documentado por especialistas internacionais em arte, com a distinção - obtida num congresso realizado em Valladolid, (Espanha) - de peça mais valiosa do seu género, na Península Ibérica.
Está revestido em platina cromada de ouro e pesa quase cinco quilos, ostentando 6842 pedras preciosas, que vão desde rubis e topázios, incluindo safiras. O seu valor artístico é complementado pelo símbolo religioso da Santíssima Trindade.


A coroa de espinhos é a peça mais sensível. É revestida a ouro, tem 800 gramas e 1082 pedras preciosas, todas meticulosamente trabalhadas, onde os próprios espinhos são pequenas pedras, que reduzem de tamanho nas extremidades.
O relicário nunca sai de onde foi colocado: o peito da imagem. Serve para guardar o Santo Lenho, que se acredita ser uma farpa da verdadeira cruz na qual Jesus foi crucificado. 



O ceptro é uma peça incontornável. Possui 2000 pérolas, que compõem uma maçaroca de cana e ainda 993 pedras preciosas, ao longo do tronco.


As cordas têm mais de cinco metros de extensão e definem-se como duas voltas de pérolas e pedras preciosas enroladas em fio de ouro. 
Texto adaptado de DN

Este ano de 2013, duas exposições alusivas ao Senhor Santo Cristo dos Milagres, estão patentes ao público, nos Paços do Concelho: uma intitulada “Senhor Santo Cristo dos Milagres: a difusão da imagem…” e outra designada “Um Olhar no Tesouro do Senhor”. José Manuel Bolieiro, presidente da Câmara Municipal, na inauguração das exposições, referiu-se à importância do turismo religioso para Ponta Delgada e para os Açores em geral, sublinhando que: “é necessário haver uma maior promoção e divulgação do vasto e riquíssimo legado histórico do Senhor Santo Cristo dos Milagres. Trata-se de uma oferta turística de caráter religioso que não pode ser descurada e que, com certeza, atrairá, mais pessoas à nossa cidade e à nossa ilha”. 

As exposições, patentes na Câmara Municipal de Ponta Delgada,

podem ser visitadas entre as 08h30 e as 18h30.


Sem comentários:

Enviar um comentário