quarta-feira, 19 de junho de 2013

ÓCULOS: ESCUROS OU NÃO - como escolher





Os óculos, graduados ou não, são um acessório de moda imprescindível que garante charme e impõe personalidade. Os óculos ideais têm de agradar, em primeiro lugar à pessoa que os vai usar, e isso não significa apenas escolher um modelo que combine com o formato do rosto. 


Para escolher bem, deve ter-se em conta a personalidade da pessoa. Os óculos de sol, em especial refletem e ajudam a definir o estilo da pessoa, ou até mesmo o seu estado de espírito, já que, nos dias que correm, é possível e desejável ter mais de um par.


As pessoas mais extrovertidas geralmente gostam de brincar com materiais e com as cores. Tudo é permitido e toda ousadia já não é extranhada. As pessoas mais reservadas tedem a escolher  modelos mais discretos. Óculos de cores fortes são uma opção mais extravagante. Porém, pode correr o risco de se aborrecer de usá-los e, se forem graduados, o problema agravar-se.


A recomendação para quem precisa usar óculos constantemente, o ideal é ter pelo menos dois pares  diferentes: uns para o dia-a-dia e outros para eventos sociais, que podem ter mais personalidade. Isto aplica-se para óculos graduados, escuros ou não. Para o dia-a-dia, prefira os modelos mais discretos sem se esquecer do conforto.


Aconselhe-se nas casas da especialidade tendo atenção ao formato do rosto para escolher o modelo de óculos ideal. É necessário observar outros detalhes, como a altura das sobrancelhas e nariz, o formato dos olhos, bem como a tonalidade da pele e dos cabelos. O nariz é que equilibra os óculos. Por isso, o modelo escolhido deve ser confortável, tendo em conta que se os óculos nunca devem marcar, nem tão pouco magoar o nariz.


Quem tem o nariz um pouquinho maior que o normal deve escolher uma armação com ponte baixa (aquele arco que se apóia no nariz). A linha das sobrancelhas deve ser seguida e, se possível alinhada com a armação dos óculos. Há quem opine até que as sobrancelhas devem estar sempre visíveis e que as armações devem ficar cerca de três milímetros abaixo delas, pois são responsáveis por grande parte da expressão facial.


Tão importante quando a armação dos óculos são as lentes. 
Se as lentes escuras, ou não, não oferecerem a proteção solar correta e não tiverem filtros adequados podem, inclusivamente, causar danos. Quando os óculos de sol são postos, a claridade diminui e a pupila  dilatada, assim, há a possibilidade de uma quantidade maior da radiação penetrar nos olhos. Se a pessoa não estiver com lentes escuras sob alta claridade, a pupila contrai-se, evitando assim que uma grande quantidade de raios seja absorvida.


Quando decidir ou tiver de comprar óculos, lembre-se que embora existam marcas famosas, nem sempre os mais caros são os melhores. Aconselhe-se com os profissionais para não comprar óculos apenas por causa da marca. São os óculos que devem adaptar-se ao seu rosto, acompanhar seu estilo e não o contrário e, mais importante, devem oferecer a proteção necessária.



Sem comentários:

Enviar um comentário