sábado, 8 de junho de 2013

RELÓGIOS: Notas sobre a sua origem





O relógio é utilizado como medidor do tempo desde a Antiguidade em variados formatos. Os mais antigos eram os relógios de sol, provavelmente usados pelos gnomons.



Relógio de sol

A história regista que apareceram na Judéia, mais ou menos 600 a.C., os relógios de água (clepsidras) e relógios de areia (ampulhetas).


Relógio de Água
Relógio de àgua

Já em 850 da era atual foi construído um relógio mecânico baseado em engrenagens e pesos. Quanto à construção do primeiro relógio mecânico existem algumas controvérsias. Uma corrente considera que o primeiro construtor de relógios foi o monge francês Gerbert, posteriormente Papa Silvestre II. Outras grandes construtores e aperfeiçoadores dos relógios foram; Ricardo de Walinfard (1344); Santigo de Dondis (1344) e o seu filho João de Dondis, que ficou conhecido como "Horologius" e Henrique de Vick (1370). Já o primeiro relógio de bolso foi feito em Nuremberg, por Pedro Henlein.



Em 1595 Galileu Galilei descobre a Lei do Pêndulo, ou seja 2.200 anos depois do aparecimento do primeiro relógio na Judeia.

Os relógios da marca Rolex são dos mais caros e mais cobiçados do mundo 





Muitos relógios de bolso são de grande beleza e autenticas peças de coleção

Com os relógios mecânicos surgiu uma grande variedade de técnicas de registo da passagem do tempo. Os relógios deste tipo podem ser de pêndulo, de quartzo ou cronómetros. Mas sem dúvida alguma, os relógios mais precisos são os relógios atómicos.


Sem comentários:

Enviar um comentário