terça-feira, 11 de junho de 2013

NYMPHAEA

O nenúfar é uma planta aquática também conhecida como Lírio de água ou flor de Lotus. Faz parte da família da Nymphaeaceae. Esta planta teve a sua origem nos lagos de África e também em alguns países do continente asiático.


Significado dos nenúfares
Quando quiser expressar a pureza dos seus sentimentos para com alguém consta que uma boa forma de o fazer é oferecendo uma flor de nenúfares.


Nome científico: Nymphaea
Nome comum: Lírio de água, Nenúfares, Ninfea
Altura: De 3 a 5 metros aproximadamente

Características:
Quanto às suas características deve saber-se que esta planta conta com diferentes folhas. As primeiras são aquelas que se encontram debaixo de água e as segundas são as mais compridas que se encontram na parte superior e são as que se vêem a flutuar.
A floração desta planta dá-se em pleno verão e pode durar entre 4 a 5 dias. Nestes dias a planta exala uma forte fragrância similar ao brandy.
Em relação ao uso desta planta, podem encontrar-se como decoração nos lagos ou também as suas flores para decorar as casas. Além disto é bom ter presente que os nenúfares contam com umas 1700 variedades de espécies.
No caso de querer cultivar esta formosa planta, deve saber que elas requerem águas tranquilas em locais onde possam também  receber a luz do sol. A água não pode estar contaminada com matéria orgânica, pelo que é aconselhável retirar muito bem as folhas e plantas mortas.
Algumas das pragas que atacam esta planta são o famoso pulgão, bem como alguns escaravelhos e uma grande variedade de fungos.





Sem comentários:

Enviar um comentário