domingo, 21 de abril de 2013

PERFUME


ORIGEM DO PERFUME

O registo dos mais antigos frascos de perfume revelou que os perfumes já existiam no ano 5000 A.C..


Os povos antigos usavam o fumo da combustão de madeiras, ervas e especiarias para, como era costume dessa época, executarem rituais de contacto com os deuses e também como forma de espantar espíritos malignos.
Nas cerimónias religiosas era também normal fazer-se a queima de plantas raras pois acreditava-se que o fumo ascendia aos céus e chamava a atenção aos deuses. Usava-se desde o sândalo, a mirra, o incenso e a canela, até ao cálamo e ao cedro do Líbano.
Estes hábitos seculares explicam a origem da palavra perfume, que deriva do latim “Per Fumum” que significa “através do fumo”.


O primeiro povo a ter uma utilização regular dos perfumes foi o povo Egípcio. 

No Egipto os perfumes eram fabricados pelos sacerdotes dos templos, de forma artesanal, que os utilizavam nos seus rituais diários.



212: Um dos perfumes mais vendidos. Gosto. É um dos que tenho em uso!

Sabe-se que a rainha Cleópatra tinha o hábito de perfumar os pés com um líquido preparado com extratos de amêndoa, canela, flores de laranjeira e mel e costumava untar as mãos com um óleo feito de rosas e violetas.


Até as múmias egípcias eram ungidas com várias misturas de ervas aromáticas, durante o seu embalsamamento.

Muitas embalagens são autênticas obras de arte.

Na Grécia foi criada uma técnica própria de perfumaria, pois os gregos ao mergulharem flores e ervas em óleo e em vinho, descobriram, talvez sem querer, a arte de macerar para extrair os aromas.

                                                                                               



ARMANI CODE: Um dos meus favoritos!


Valentina

A civilização Romana era grande apreciadora de aromas perfumados, usando diversas essências nas mais diversas situações.


Miniaturas da coleção Britney Spears

Aliás, os romanos pertencentes à nobreza possuíam escravos para os massajarem e untarem com essas essências.



Nem a tradição cristã escapou ao “poder” do perfume, pois uma das oferendas que os Reis Magos trouxeram para oferecer a Jesus foi o incenso.










Quanto à Europa, foi durante a época renascentista que as fragrâncias, os bálsamos e as loções passaram a ser produtos indispensáveis para as pessoas mais ricas.





BURBERRY Weekend, uns dos meus eleitos: está sempre a cabar. Deve ser por ser "weekend!...




Curiosamente, foi só no final do século XVIII que o perfume começou a ser associado à sedução e, foi só no século seguinte, que o perfume passou a passear-se lado a lado com a moda, numa relação tão íntima que se mantém até aos dias de hoje.

2 comentários: