sábado, 13 de abril de 2013

PAPAS DE AVEIA



Quer saber a receita das papas e as propriedades da aveia?

A aveia é um alimento que pode fazer a diferença na sua vida.

Com grande quantidade de proteínas, cálcio, magnésio, sílica e ferro, a aveia reúne várias vitaminas, ajudando a fortalecer ossos e dentes. É ao mesmo tempo estimulante e relaxante, o que proporciona alívio para depressão, ansiedade, tensão, insónia e exaustão nervosa; também diminui o nível de colesterol e açúcar no sangue, ajudando a prevenir problemas cardíacos e a diabetes. Esta qualidade hipocolesterolêmica da aveia é atribuída principalmente às b-glucanas que possuem capacidade de aumentar a síntese de ácidos biliares e reduzir a absorção do colesterol resultando, por conseguinte na diminuição do colesterol sanguíneo.

Rica em fibras, é uma excelente arma contra prisão de ventre, eliminando as toxinas do intestino; segundo se acredita, auxilia ainda na prevenção de tumores intestinais.

Use a aveia externamente para aliviar inflamações na pele.

Novas evidências sugerem que a aveia também pode ajudar a reduzir a pressão sanguínea em pessoas que sofre de  hipertensão.

Outro benefício: a aveia é um dos poucos grãos que contém antioxidantes difíceis de encontrar, como os compostos de vitamina E chamados tocotrienóis. O fato de se incluir a aveia na dieta alimentar, ou em regimes de emagrecimento, pelo aporte de fibras e de proteínas que contém, traz uma sensação de  saciedade muito rapidamente. Isto manterá a pessoa longe de alimentos que engordam e ajudará  quem quer controlar o seu peso.

A minha receita de papas de aveia:



Ingredientes: 1 chávena almoçadeira de flocos de aveia; 1 chávena almoçadeira de leite meio gordo; 1 chávena almoçadeira de água; 2 paus de canela; 1 tira de casca de limão; 1 colher de sobremesa de manteiga; mel e canela, para polvilhar. 





Num tacho, põe-se a ferver a água com o leite, os flocos de aveia, a casca de limão e os paus de canela, durante pouco mais de 5 minutos, ou se gostar de uma consistência mais grossa, por mais tempo. No fim, adiciona-se a manteiga e o mel. Pode adicionar-se ainda uma gema de ovo, que se desfaz primeiro, num pouco de leite, e se junta, mexendo sempre, para não talhar. 




Verte-se a papa para pratinhos e, por cima, pode-se decorar com me e canela em pó. 





Uma delícia! Bom apetite.



2 comentários:

  1. Que bom aspecto ! Assim é melhor que a minha receita:-) Vou experimentar. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Colá Nava. Já experimentou a minha receita das papas de aveia? Bjs

    ResponderEliminar